26 de abril de 2011

Cartilha combate pedofilia na web

Adolescentes com idade de 14 a 19 anos, que fazem o curso de segurança da informação e ética do HackerTeen, desenvolvem uma cartilha eletrônica que explica quais as atitudes de pedófilos na internet e como proteger as suas informações pessoais.

O guia é resultado de um acordo assinado em janeiro de 2006 entre o HackerTeen e a Safernet Brasil (central nacional de denúcias de crimes digitais) e da iniciativa dos próprios alunos do HackerTeen e está sendo produzido sob orientação dos professores do curso.

O material, voltado para jovens e pais, possui dicas de como não se expor a esses criminosos através da web e deve ser lançado em abril, quando estará disponível gratuitamente nos sites da Hackerteen e da Central Nacional de Denúncias, voltada para crimes na internet.

Um dos conselhos é instalar o computador em um local onde haja bastante circulação de pessoas. Além disso, os pais devem pedir às crianças que expliquem como o computador funciona para saber como elas o utilizam e, em casos de crianças, é indicado virar a webcam para parede.

“Apenas conversando em uma sala de bate-papo, o pedófilo pode incentivar a criança a executar um comando que permite acionar a webcam sem que ela perceba e, após isso, com as imagens registradas, passa a chantagear a vítima”, observa Marcelo Marques, diretor de estratégias do HackerTeen.

Carlos Henrique de Oliveira Massini, 14 anos, freqüenta curso desde junho de 2005, está no 1º ano do Ensino Médio e é um dos membros do projeto. “A idéia é continuar a alimentar a cartilha, até que esses problemas acabem”.

Segundo a empresa, os criminosos atuam principalmente em comunidades de relacionamento (como o Orkut), salas de bate-papo e programas de mensagem instantâneas.

Faça o download


FONTE: Safernet


0 Comentários:

Postar um comentário

Parceiros